Mais de 900 mil alunos fazem a 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado
Estudantes de todo o país fazem, na tarde deste sábado (17), a prova da segunda fase da 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 900 mil alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, chegaram a esta etapa decisiva.
Eles foram classificados entre os 18,3 milhões de inscritos na primeira fase. A competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
A novidade desta edição é a participação de professores, que pela primeira vez também entram no processo de avaliação e premiação. Há previsão de bolsas de estudo para os alunos e de apoio financeiro a projetos pedagógicos das escolas participantes.
A prova final é discursiva, com seis questões abertas que exigem a resolução fundamentada dos problemas, em até três horas. O resultado oficial sai no dia 15 de dezembro.
Serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — e 51 mil menções honrosas. Os medalhistas ganham vaga no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr.), com curso avançado de matemática e bolsa mensal de R$ 300.

