Sindicato dos Médicos do Japão pede o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

0 130

Organização diz que Olimpíada seria um risco para chegada e propagação de novas cepas do covid-19

Por: A Tarde Online

Adiados em um ano por causa da atual pandemia, o governo japonês e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 têm outro problema para lidar no país. Nesta quinta-feira, 13, o Sindicato Nacional de Médicos do Japão apresentou uma petição para que o evento, marcado para iniciar em 23 de julho, seja cancelado.

De acordo com o texto divulgado pelo sindicato, a Olimpíada, que deve contar com a participação de 11 mil atletas de todo o mundo, é um potencial atrativo para a chegada e a propagação de novas cepas da Covid-19.

O documento apresentado para o Ministério da Saúde esclarece que, mesmo se a competição for realizada sem público, a chegada de todos os envolvidos com os Jogos, pode propiciar novas cepas apareçam no Japão.

Os especialistas japoneses estão apelidando o momento da pandemia no país de “quarta onda”. O número de novos casos está acima de 5 mil por dia, cinco vezes mais do que há dois meses. Grande parte doJapão está em estado de emergência até o próximo dia 31. A vacinação no Japão caminha a passos lento, com menos de 2% da população imunizada. Os Jogos Olímpicos enfrentam resistência no Japão por conta do aumento do número de casos. Mesmo assim o Comitê Olímpico Internacional (COI) se diz otimista em reverter a opinião pública com o sucesso da Olimpíada. O evento está previsto para ser realizado entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Poucos dias depois deve começar a Paralimpíada, de 24 de agosto a 5 de setembro

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...