PF prende 13 pessoas em operação contra tráfico internacional de drogas em Salvador, Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas

0 335

Treze pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (13), em uma operação contra o tráfico internacional de drogas que agia em portos do Brasil e do exterior. As prisões preventivas foram cumpridas em Salvador, Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas.

De acordo com a Polícia Federal os criminosos atuavam nos portos das regiões Nordeste e Sudeste, tendo como bases principais Salvador, Natal (RN) e a Baixada Santista (SP), de onde enviava cocaína para a Europa. Além do tráfico de drogas, o investigados também o lavavam dinheiro do crime.

Além da Bahia, ordens judiciais com mandados de prisão e de busca e apreensão também são executadas no Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

Investigações

As investigações começaram no final de 2021, quando foi identificada uma empresa de logística que tem base em Simões Filho.

Essa empresa era responsável pelo transporte e armazenamento de cocaína, que vinham da fronteira do Brasil. A droga era colocada em meio a cargas de frutas, se seguiam com destino aos portos da Europa.

Apreensão

No total cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas durante a investigação. A PF detalhou que várias apreensões foram feitas nos portos de Salvador, Santos, Natal, Fortaleza e Barcarena no Pará. Outras interceptações de cargas também foram feitas em alguns países europeus, como França, Bélgica e Países baixos.

Foto reprodução g1

Esquema de Lavagem de Dinheiro

Conforme a PF, foram bloqueados R$ 169,6 milhões nas contas bancárias dos investigados. Além dos integrantes do grupo criminoso, diversas pessoas e empresas foram utilizadas para lavar o dinheiro do crime. Esses valores eram ocultas e tinham origem encoberta, para criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas, por intermédio da exportação de mercadorias.

Todos os presos serão encaminhados para a sede da PF. Eles responderão, com base em suas participações, pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Fonte: g1.Bahia

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...