PF prende suspeitos de fraude bancária em operação contra esquema milionário
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (29), sete mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva contra suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.
A operação, realizada com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (CEFRA) da Caixa, investigou a abertura de oito contas bancárias fraudulentas em agências da Caixa nas cidades de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Riachão do Jacuípe e Aracaju (SE). Os criminosos utilizaram documentos falsificados para obter empréstimos ilegais.
As fraudes resultaram em um prejuízo superior a R$ 240 mil. A PF conseguiu identificar parte do grupo ao rastrear o destino do dinheiro transferido para as contas falsas.
Batizada de “Sharper”, a operação faz referência à técnica utilizada pelos criminosos, que adulteravam informações biométricas em carteiras de identidade para abrir as contas. A fotografia e a impressão digital dos fraudadores eram inseridas nos documentos, mantendo os dados verdadeiros no verso.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato. As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.