Polícia Federal cumpre mandados em investigação de recrutamento para o Estado Islâmico

0 29

Nesta manhã de quinta-feira (10), agentes da Polícia Federal executaram três mandados judiciais de busca e apreensão visando suspeitos de recrutamento de jovens adolescentes para a organização terrorista Estado Islâmico.

Os mandados, emitidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte (MG), foram efetivados nos estados de São Paulo (dois) e Rio de Janeiro (um). A identidade dos indivíduos alvo dessas ações não foi divulgada.

De acordo com a Polícia Federal (PF), as suspeitas relacionadas a corrupção de menores e promoção de atividades terroristas começaram a ser investigadas em junho deste ano, após a detenção de um brasileiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo.

O homem, cuja identidade não foi revelada, estava no momento de partida para o exterior, com a intenção de se juntar ao Estado Islâmico. Os investigadores apontam que ele costumava utilizar aplicativos de mensagens para se comunicar com adolescentes, tentando persuadi-los a se envolver e integrar a organização terrorista.

Naquela ocasião, além de interceptar o suspeito enquanto ele tentava embarcar em um voo internacional no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão em São José dos Campos (SP) e Barbacena (MG).

Sob vigência desde 2016, a chamada Lei Antiterrorismo estabelece uma pena de reclusão de cinco a oito anos, além de multa, para aqueles que promovem ou integram organizações terroristas – uma ofensa classificada como crime hediondo. Ademais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estipula uma pena de um a quatro anos de reclusão para aqueles que cometem o crime de corrupção de menores, podendo tal pena ser ampliada em um terço quando envolver infrações conforme previsto na Lei Antiterrorismo.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...