Por fraudes na Prefeitura, escolas recebiam carne podre para merenda em IlhA�us

0 109

O municA�pio de IlhA�us, localizado no sul do estado, foi um dos destaques do FantA?stico, da TV Globo, no A?ltimo domingo (14), nA?o por suas belas praias ou seu povo acolhedor, mas pelo esquema de licitaA�A�es fraudulentas que chegou a entregar carne estragada para merenda escolar.

A cidade, repleta de escolas sucateadas, teve um prejuA�zo de aproximadamente R$ 25 milhA�es devido ao esquema. “O grupo criminoso forneceu carne com prazo de validade vencido hA? mais de dois anos para o municA�pio. [A fraude] atingia duramente as secretarias mais sensA�veis da populaA�A?o: SaA?de, Desenvolvimento Social e EducaA�A?o”, disse o promotor de JustiA�a Frank Monteiro Ferrari.

A gente fica revoltado, primeiro porque eu sei que o dinheiro veio, a alimentaA�A?o foi licitada e passamos 4 anos vendo falta de merenda na escola. Meu filho estuda na escola central e passou 4 anos comendo biscoito e suco, acrescentou a integrante do Conselho de AlimentaA�A?o Escolar, ElisA?ngela Almeida.

O esquema desviava dinheiro desde 2009, mas foi desarticulado por uma operaA�A?o deflagrada pelo MinistA�rio PA?blico Estadual, em marA�o deste ano. Os alvos foram empresA?rios e funcionA?rios pA?blicos que integravam o grupo que fraudava e superfaturava procedimentos licitatA?rios e contratos realizados pela Prefeitura Municipal de IlhA�us.

Foram presos Enoch Andrade Silva, Thayane Santos Lopes, Wellington Andrade Novais, Lucival Bomfim Roque, Jamil Chagouri OckA� e KA?cio Clay Silva BrandA?o. AlA�m dos seis mandados de prisA?o, foram cumpridos seis mandados de conduA�A?o coercitiva e 27 mandados de busca e apreensA?o.

Fonte: Metro1

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...