O atentado contra Donald Trump durante um comício na Pensilvânia, no último final de semana, gerou um enorme engajamento nas redes sociais chinesas, especialmente no Weibo, a versão local do X (antigo Twitter). O evento se tornou um dos tópicos mais comentados, com postagens e notícias relacionadas ao incidente acumulando centenas de milhões de visualizações.
Entre os conteúdos mais visualizados estão a postagem de Trump mencionando que sua orelha direita foi atingida por uma bala, que alcançou 900 milhões de visualizações, e uma foto do New York Times mostrando a trajetória do projétil, vista 76 milhões de vezes. A hashtag #DonaldTrumpBaleado acumulou mais de 700 milhões de visualizações.
Além do grande impacto nas redes sociais, o incidente também gerou repercussão fora delas. Camisetas com a imagem de Trump com o braço erguido e a orelha sangrando estão sendo vendidas no Taobao (equivalente chinês do AliExpress) e no JD.com por cerca de ¥ 39 (aproximadamente R$ 30).
Um post popular no Weibo refletiu um sentimento positivo sobre Trump, dizendo: “Se Trump chegar ao poder, pelo menos o mundo não estará no caos e haverá menos guerras. Além disso, a força de Trump é a economia, e a sua política externa é flexível.”