Praias da Bahia recebem prêmio ecológico Bandeira Azul por excelência ambiental

0 60

Recentemente, algumas praias baianas foram agraciadas com o prestigioso prêmio ecológico Bandeira Azul. Durante a temporada de 2023/2024, Salvador, especificamente na Ilha dos Frades, e Camaçari foram as únicas cidades do Nordeste a serem reconhecidas mais de uma vez na lista de premiadas com o selo, concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Para conquistar a Bandeira Azul, é necessário atender e comprovar uma série de critérios anualmente, incluindo gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Pelo quarto ano consecutivo, Camaçari se destacou com as praias de Guarajuba, que ostenta o selo há cinco anos, e Itacimirim. Já Salvador alcançou o feito com as praias de Vibração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em Camaçari, a monitorização da água é realizada pela Cetrel, em colaboração com a Secretaria de Turismo local. A empresa é responsável pela coleta de amostras da água, encaminhadas para análise em laboratório a fim de medir os parâmetros microbiológicos, como Escherichia coli e Enterococos, e fatores físico-químicos, incluindo pH, óleos e materiais flutuantes.

“Para atender aos 32 critérios, é necessário desenvolver um turismo sustentável, envolvendo a comunidade, o setor público e privado, a limpeza das praias e a reciclagem. Também é essencial garantir a segurança e fornecer serviços turísticos, refletindo nosso compromisso com a proteção ambiental”, afirma Lúcia Bichara, subsecretária de turismo de Camaçari. Ela ainda acrescenta que o município planeja obter o selo para outras três praias até 2026.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...