Prédio histórico desaba no Comércio um dia após interdição pela Defesa Civil

0 52

Na manhã desta quinta-feira (25), um prédio no bairro do Comércio, em Salvador, desabou apenas um dia após ter sido interditado pela Defesa Civil (Codesal) devido ao risco iminente de desabamento. O imóvel, que por 107 anos abrigou o Restaurante Colon, mencionado na obra “O Sumiço da Santa” do escritor Jorge Amado, sucumbiu, gerando preocupações sobre a preservação do patrimônio histórico da cidade.

A Praça Conde dos Arcos, onde o prédio está localizado, já havia sido isolada na quarta-feira (24) como medida preventiva. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) orientou que o tráfego fosse realizado pela contramão, na Rua Álvares Cabral.

Segundo informações da Codesal, o prédio foi evacuado em setembro de 2020 devido a desprendimento de reboco na fachada lateral e condições estruturais precárias. O local estava fechado há cerca de três anos, e uma nova vistoria foi realizada no dia 24 de janeiro de 2023, resultando na interdição do entorno por precaução. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foram convocados para uma avaliação adicional e tomada de providências.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...