No sábado (31), por volta das 07h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava realizando uma fiscalização próximo ao km 13 da BR 407, em Juazeiro, quando avistou um automóvel desviando para uma estrada vicinal, aparentemente na tentativa de evitar a fiscalização. A equipe prontamente seguiu o veículo suspeito e, ao entrar na via, encontrou uma situação inesperada: um caminhão despejava dejetos de fossa séptica diretamente na vegetação da caatinga.
Ao questionar os envolvidos sobre o que estava sendo despejado na área, o passageiro e responsável pela empresa inicialmente afirmou que era “detergente”. No entanto, o condutor do caminhão confirmou que o material despejado era dejetos de fossa séptica.
Dada a gravidade da situação, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o representante da empresa responsável pelo caminhão. A ação configura crime ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605/98, que trata da poluição ambiental.
O responsável pelo despejo ilegal foi devidamente qualificado e comprometeu-se a comparecer em juízo quando convocado pelo juizado competente. A PRF destacou a importância das denúncias e da conscientização sobre a preservação ambiental, reforçando a necessidade de proteger o meio ambiente contra práticas como essa.