Salvador registra mais de 80 casos de afogamento nos primeiros dias do ano
Salvador contabilizou 81 ocorrências de afogamento nos primeiros 13 dias deste ano, segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
De acordo com o levantamento, 57 casos foram registrados apenas nos quatro primeiros dias de janeiro. No mesmo período, também foram contabiladas 24 ocorrências de pessoas perdidas nas praias da capital baiana.
Na comparação com o início do ano passado, quando foram registrados 34 casos, houve um aumento de 138,2% no número de afogamentos.
Segundo a Salvamar, o crescimento das ocorrências está relacionado principalmente às altas temperaturas e ao consequente aumento da procura pelas praias. “Com a onda de calor registrada nos últimos dias, muitas pessoas buscaram o litoral como opção de lazer”, explicou o coordenador do órgão, Kailani Dantas.
O gestor reforçou ainda a importância de cuidados básicos por parte dos banhistas. “É fundamental que as pessoas priorizem praias que contam com a presença de salva-vidas. As equipes estão atuando de forma contínua, tanto nos postos fixos quanto em rondas intensivas, para garantir a segurança da população”, destacou.
A Salvamar orienta que os frequentadores respeitem a sinalização, evitem áreas de risco e sigam as recomendações dos profissionais de salvamento.

