Salvamar alerta banhistas sobre aumento de caravelas no mar em Salvador

0 36

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está alertando os banhistas sobre os cuidados necessários ao tomar banho de mar neste final de semana, 8 e 9 de junho, devido ao aumento no número de caravelas na faixa litorânea do município.

Além do aumento de caravelas, conhecido como águas-vivas, a época de chuvas e as correntes de ar mais fortes provenientes do sul estão agitando o mar, aumentando os incidentes nas praias. Por isso, os salva-vidas reforçaram a sinalização com bandeiras roxas, indicando a presença de animais marinhos, e bandeiras vermelhas, alertando sobre o perigo do banho de mar. Estas sinalizações seguem o modelo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

“Foi observada pelos nossos agentes uma grande quantidade de caravelas em Salvador. Por isso, é muito importante que as pessoas evitem o banho de mar, pois o mar está perigoso, com influência de correntes de retorno e frente fria. Isso trouxe muitas caravelas, que podem causar acidentes graves, sobretudo com crianças que podem ter febre, ínguas, e até precisar de um atendimento médico especializado. Neste final de semana, teremos as bandeiras roxas sinalizando os perigos e, antes de entrar no mar, pedimos que as pessoas busquem observar se por ali não há perigo com caravelas antes de entrar na água”, explicou Kailani Dantas, coordenador da Salvamar.

De acordo com o salva-vidas e oceanógrafo André Quadros, as ocorrências de queimaduras por caravelas são mais frequentes no outono e inverno. “Isso provavelmente está relacionado com a mudança de direção e maior intensidade dos ventos e correntes marinhas, pois são animais que não possuem capacidade natatória, vivem à deriva nos mares e oceanos, e quando acontecem essas mudanças, conseguem chegar com maior facilidade até nossas praias,” relatou.

As praias oceânicas de Salvador, que se estendem da Barra até Ipitanga, são mais expostas à ação das ondas, ventos e correntes, tornando-as mais propensas ao aparecimento de caravelas. Já as praias protegidas dentro da Baía de Todos os Santos têm menor incidência, mas não estão isentas desses registros.

Caravelas – Informações e Primeiros Socorros

A caravela-portuguesa, ou Physalia physalis, é composta por uma colônia de organismos que desempenham diferentes funções. Vivem na interface entre o ar e o mar e são arrastadas pelos ventos e correntes, se aproximando da costa quando o mar está mais agitado. Alimentam-se de pequenos peixes e são predadas por tartarugas marinhas.

Dicas da Salvamar em caso de acidente com caravelas:

  1. Retirar restos de tentáculos presentes na pele, se houver.
  2. Lavar o local com água salgada, nunca com água doce.
  3. Aplicar vinagre no local lesionado (evitar vinagre de álcool).
  4. Cobrir o local com um pano úmido.
  5. Ficar em observação, pois sintomas mais graves podem aparecer. Em caso de complicações, procurar assistência médica imediatamente.

Os banhistas são encorajados a seguir estas orientações e ficar atentos às sinalizações dos salva-vidas para garantir um final de semana seguro nas praias de Salvador.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...