Surto de sarampo leva estado de Nova York a decretar emergência
O estado de Nova York, nos Estados Unidos, decretou estado de emergência por causa do avanço do sarampo. A medida foi anunciada pelo governo estadual após a confirmação de 108 casos da doença em 2026, concentrados em áreas rurais com baixa cobertura de vacinação.
Dos casos registrados até 3 de outubro, 92 ocorreram desde 15 de julho em 18 condados com baixa imunização, e sete foram confirmados na cidade de Nova York. Como parte da resposta, as autoridades já aplicaram mais de mil doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
O decreto amplia a atuação dos profissionais de saúde: enfermeiros passam a poder solicitar testes para sarampo e farmacêuticos ficam autorizados a vacinar crianças a partir dos 2 anos. A emergência vale até 4 de novembro.
O estado vizinho da Pensilvânia também enfrenta um surto, com 1.004 casos e cinco mortes, o maior em mais de 30 anos. Nos Estados Unidos, foram quase 3,9 mil casos em 2026, o maior número desde 1991. Nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) contabilizou 47.459 casos confirmados e 44 mortes até meados de julho.
O Brasil mantém o status de país livre da transmissão endêmica do sarampo, mas reforçou a vigilância em Tabatinga (AM), na fronteira com o Peru, após casos importados. A vacinação segue como a principal forma de prevenção da doença, que é altamente contagiosa.

