Vinícolas brasileiras investem em vinhos com baixo ou zero teor alcoólico para acompanhar tendência global

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As vinícolas brasileiras estão apostando na oferta de vinhos em versões com baixo teor alcoólico ou completamente isentos de álcool. Entre as líderes do setor, a Aurora tem combinado o lançamento de produtos inovadores com a busca por tecnologia internacional para expandir sua presença no mercado nacional.

Uma matéria publicada no site da Exame destaca que o crescimento no consumo de bebidas sem álcool está diretamente relacionado aos novos hábitos adotados pela geração mais jovem e encontra motivações que vão desde razões religiosas até preocupações com a saúde.

Um estudo da IWSR, que se dedica à pesquisa do setor de bebidas, revelou que as vendas de produtos sem álcool ou com baixo teor alcoólico nos 10 principais mercados, incluindo o Brasil, alcançaram a marca de US$ 11 bilhões em 2022. Esse número representa um aumento de 37,5% em relação a 2018, sendo que os produtos sem álcool correspondem a 70% desse faturamento.

No caso específico dos vinhos sem álcool, a Fact.MR estima um crescimento de 10% ao ano em escala global entre 2023 e 2033, o que elevará o mercado de US$ 2 bilhões para US$ 5,2 bilhões. Especialistas apontam que uma das razões para essa tendência é a diversificação do público, abrangendo desde aqueles que preferem consumir apenas bebidas sem álcool até aqueles que optam por alternar o consumo com bebidas alcoólicas. A preocupação com a saúde e o estilo de vida saudável são os principais motivos por trás dessa mudança.

A educadora de vinhos Keli Bergamo, em entrevista à Exame, ressaltou: “As pessoas, em geral, desejam beber menos, porém com qualidade superior. Nesse contexto, os vinhos sem álcool desempenham um papel importante, representando tanto uma escolha social quanto atendendo àqueles que, por questões de saúde ou preferência pessoal, optam por não consumir álcool.”

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