Donald Trump conquistou a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez, derrotando Kamala Harris na disputa pela Casa Branca. Sua vitória foi confirmada por volta das 7h31 (horário de Brasília), após alcançar 276 delegados, superando os 270 necessários, enquanto a vice-presidente somava pouco mais de 220.
Segundo os principais meios de comunicação internacionais, Trump obteve um desempenho superior ao de 2020, quando foi derrotado por Joe Biden. O republicano venceu Harris em estados-chave, como a Pensilvânia, conquistando tanto áreas rurais quanto centros urbanos. Com uma margem de votos maior que em 2016, Trump também liderou no voto popular, alcançando 68 milhões de votos, enquanto Kamala obteve 62,9 milhões. Essa marca faz dele o primeiro republicano mais votado desde George W. Bush em 2004.
Embora a contagem oficial ainda não tivesse sido concluída, com a Fox News já projetando sua vitória, Trump fez um discurso de vitória pouco antes das 7h30. “Vamos ajudar nosso país a se curar. Vamos consertar nossas fronteiras, consertar tudo em nosso país. Fizemos história, superamos obstáculos. Esta é uma vitória política que o nosso país nunca viu antes”, afirmou o ex-presidente.
Até a publicação deste texto, Kamala Harris ainda não havia se pronunciado publicamente, mas espera-se que a vice-presidente se manifeste em breve, possivelmente no Howard University, sua alma mater.