CNPJ ganhará letras: Receita Federal anuncia novo modelo alfanumérico a partir de 2026

0 7

A Receita Federal anunciou que o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a adotar um formato alfanumérico — com letras e números — a partir de julho de 2026. A mudança será válida somente para novas inscrições, e tem como objetivo evitar o esgotamento das combinações numéricas disponíveis diante do crescimento acelerado no número de empresas no Brasil.

Apesar da mudança no padrão, a estrutura do CNPJ continuará com 14 caracteres. Segundo o novo formato:

  • As oito primeiras posições formarão a chamada “raiz”, que poderá conter letras e números;
  • As quatro seguintes, que indicam a ordem do estabelecimento, também serão alfanuméricas;
  • Já os dois últimos dígitos — os verificadores — continuarão sendo exclusivamente numéricos, como no modelo atual.

De acordo com a Receita Federal, a medida tem como finalidade modernizar o sistema de registros e garantir a continuidade do ambiente digital de negócios, sem afetar os CNPJs já existentes.

“Essa solução tem como objetivo facilitar a identificação de todas as empresas e aprimorar o ambiente de negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, informou o órgão.

Importante destacar que os CNPJs atuais não sofrerão qualquer alteração. Empresas já cadastradas manterão seus registros válidos, sem a necessidade de adaptação ao novo modelo.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...