Ataque israelense em Gaza deixa palestino morto e aumenta tensão durante trégua
Militares afirmam ter atingido militante do Hamas; grupo acusa Israel de violar cessar-fogo firmado há três semanas
Um ataque aéreo israelense matou um homem palestino neste domingo (2) na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais. O episódio reacendeu as tensões em meio à frágil trégua entre Israel e o Hamas, que reduziu a maior parte dos confrontos após dois anos de guerra, mas ainda é marcada por denúncias de violações de ambos os lados.
De acordo com o Exército de Israel, a ofensiva teve como alvo um militante que representava ameaça às forças israelenses. Já o Hospital Al-Ahli, em Gaza, informou que a vítima foi atingida nas proximidades de um mercado de vegetais no bairro de Shejaia, na Cidade de Gaza.
Durante reunião de gabinete em Jerusalém, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que “ainda há bolsões do Hamas nas áreas sob nosso controle em Gaza” e que as forças israelenses seguem “eliminando sistematicamente” os grupos armados.
O Hamas, por outro lado, acusou Israel de romper o cessar-fogo e negou qualquer ataque contra soldados israelenses. Segundo Ismail Al-Thawabta, diretor do escritório de mídia do governo administrado pelo grupo, “os combatentes do Hamas não violaram o acordo de trégua”.
Em vigor desde 10 de outubro, o cessar-fogo tem permitido o retorno de centenas de milhares de palestinos a suas casas destruídas, além de facilitar a entrada de ajuda humanitária e a troca de prisioneiros — com a libertação de 20 reféns israelenses e cerca de 2 mil palestinos detidos.

