Brasil Mantém Estabilidade em Matemática, Leitura e Ciências
O Brasil manteve estabilidade nas pontuações em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Em 2022, o país alcançou 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências, resultados semelhantes a 2018. No entanto, menos de 50% dos alunos atingiram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências. Em matemática, apenas 27% alcançaram o nível 2, considerado o mínimo, enquanto na leitura, metade dos estudantes obteve o nível 2 ou mais. Em ciências, cerca de 45% atingiram o nível 2. Os resultados foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil permanece abaixo da média da OCDE nas três disciplinas. A pandemia de COVID-19 impactou a educação, mas não é apontada como única causa para o desempenho inferior.
Singapura liderou em matemática, leitura e ciências, enquanto em apenas quatro locais houve melhora nas três disciplinas entre 2018 e 2022: Brunei Darussalam, Camboja, República Dominicana e Taipé chinês.