Dentista que cometeu injA?ria racial em delicatessen na Pituba tem histA?rico de humilhar funcionA?rios negros

Defesa alega que HeloA�sa sofre de transtorno mental incurA?vel; polA�cia quer entender como ela atende em um consultA?rio no Itaigara nessas condiA�A�es

0 1.041

Neste sA?bado (6), a dentista HeloA�sa Onaga Kawachiya foi flagrada cometendo crime de injA?ria racial na delicatessen Bonjour, localizada no bairro da Pituba, em Salvador. Segundo trabalhadores do local, em entrevista ao site Varela NotA�cias, ela jA? vinha humilhando funcionA?rios negros do local hA? meses.

FuncionA?rio da delicatessen hA? trA?s anos,A�Daniel Pereira da Silva, de 23 anos, falou que as ofensas jA? eram rotina. PorA�m, nesta vez, uma cliente presenciou a cena e confrontou HeloA�sa. ApA?s isto, o gerente do local, Paulo SA�rgio, chamou a polA�cia.

Outro funcionA?rio, Ubiratan Santos Silva, 22 anos, declarou que ela era racista e dizia que “nA?o queria ser atendida por pretos”, exigindo ser atendida apenas por pessoas de pele clara. Ele disse que ela fingia nA?o ter ninguA�m por perto quando um funcionA?rio negro se aproximava para atendA?-la. Ela aceitava o atendimento apenas quando pessoas de pele clara se aproximavam.

HeloA�sa tem um consultA?rio na Avenida ACM, no bairro do Itaigara e A� especialista em radiologia odontolA?gica. O site Varela NotA�cias tentou falar com ela, mas nA?o obteve sucesso.

ApA?s audiA?ncia de custA?dia, a dentista foi liberada neste domingo (7). Desde a tarde do sA?bado, ela estava detida na Central de Flagrantes.

HeloA�sa teve a liberdade provisA?ria concedida porA�ser rA� primA?ria e nA?o apresentar antecedentes criminais, segundoA�o Tribunal de JustiA�a da Bahia (TJ-BA).A�Na decisA?o da juA�za Luciana Amorim, consta que a defesa alegou que a dentista sofre de transtorno mental de natureza incurA?vel.

PorA�m, a polA�cia quer entender como ela sofre de transtorno mental incurA?vel e consegue exercer a profissA?o em um consultA?rio. A defesa declara que este argumento serA? comprovado em um laudo mA�dico psiquiA?trico em 60 dias, no mA?ximo.

Segundo determinaA�A?o da juA�za Luciana Amorim, a dentistaA�nA?o pode mudar de residA?ncia sem permissA?o da autoridade processante, nA?o pode se ausentar da residA?ncia por mais de 30 dias e deve comparecer todas as vezes que for intimada para atos do inquA�rito e da instruA�A?o criminal, sob pena de revogaA�A?o da liberdade.

HeloA�sa poderA? ter a prisA?o preventiva decretada caso descumpra alguma das obrigaA�A�es impostas pela juA�za.

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...