Empreendedorismo em tempos de crise coloca o Brasil em sexto lugar no ranking mundial de vendas diretas

0 107

A crise econômica causada pela pandemia de coronavírus obrigou muitos brasileiros a se reinventarem e o empreendedorismo foi um dos principais caminhos escolhidos por milhares de trabalhadores que perderam seus empregos. Esse cenário ajudou o Brasil a conquistar a liderança de mercado na América Latina e a sexta posição no ranking mundial do segmento de vendas diretas, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Alemanha e Japão. O dado foi divulgado pela World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA) – Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas.

A pesquisa Global Entrepreneuship Monitor (GEM), apoiada pelo Sebrae, mostrou que o Brasil atingiu, no ano passado, 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial. Em 2020, a estimativa é que 25% da população adulta abra um novo negócio.   

O setor de vendas diretas, também conhecido como porta a porta, contabilizou cerca de 4 milhões de trabalhadores em 2019, sendo que 55% de seus empreendedores atuam em ambientes virtuais, como Whatsapp e outras mídias sociais. O volume comercializado rendeu R$ 45 bilhões nesse período. 

Como atrativos, o empreendedorismo é, normalmente, uma alternativa de baixo investimento inicial e proporciona mais autonomia e flexibilidade de horários para o trabalhador. A venda direta, por exemplo, não necessita de formação específica ou experiência com vendas para os empreendedores independentes. Além disso, os ganhos dependem da energia e do tempo dedicados à atividade. 

“Os números mostram que o setor continua forte e ressaltam que as vendas diretas são uma alternativa importante na crise causada pela pandemia, uma excelente opção para quem quer mudar e empreender em um novo negócio, com baixo custo inicial e muita representatividade no mercado”, afirmou a presidente executiva da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), Adriana Colloca.

Fonte: BNews

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...