Homem morre ao ser atacado por enxame de abelhas e outras 4 ficam feridas
Um homem de 55 anos faleceu após ser atacado por um enxame de abelhas no povoado de Lagoa de Maria Clemência, zona rural de Vitória da Conquista, na tarde de segunda-feira (18).
Além da vítima fatal, outras quatro pessoas, incluindo adultos e crianças, foram atacadas pelo enxame. Todas receberam atendimento médico e foram orientadas sobre os procedimentos pós-ataque.
A Coordenação do Samu 192, em ação conjunta com a Prefeitura de Vitória da Conquista, enviou uma equipe com suporte avançado para socorrer as vítimas. Ao chegar no local, encontraram o homem sem sinais vitais, tendo sofrido cerca de 100 picadas.
Em casos como esse, a recomendação é evitar mexer nas abelhas e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros para a retirada segura da colmeia.
O Samu 192 orienta que, em situações de uma única picada ou algumas, com dor e inchaço localizados, a remoção do ferrão deve ser feita com um objeto plano, semelhante a um cartão, e não com pinça, para evitar que a bolsa de veneno fique na pele. É indicado aplicar uma compressa fria no local por 10 minutos.
Se a vítima apresentar inchaço no rosto, tontura, dificuldade respiratória, sensação de garganta fechando ou náuseas, deve ser levada imediatamente ao hospital para receber tratamento adequado e evitar complicações graves.