Pela primeira vez desde 2002, Salvador perde posto de capital com maior PIB no Nordeste

0 736

Fortaleza ultrapassou a capital baiana

Salvador perdeu a posição de cidade com maior produto interno bruto (PIB) do Nordeste, conforme dados divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade de Fortaleza (CE) ultrapassou a capital baiana, que saiu da liderança pela primeira desde 2002, quando a série histórica foi iniciada.

No ranking nacional, Salvador continua entre os 10 maiores PIBs de municípios, mas caiu da nona posição para a décima. Os dados, relativos a 2018, apontam que Salvador gerou R$ 63,5 bilhões de riqueza, enquanto Fortaleza registrou R$ 67 bilhões. 

As sete maiores reduções de participação no PIB nacional nesse período ocorreram em grandes Concentrações Urbanas, sendo São Paulo/SP a que apresentou o maior decréscimo, de 17,3% para 16,8%, seguida por Salvador/BA, de 1,8% para 1,7%.

Os dados do IBGE apontam ainda que a perda da posição da capital baiana se explica por causa da retração da indústria, com a queda de participação do setor de serviços soteropolitanos na Bahia, no Nordeste e no país. 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...