Prefeitura de Lauro de Freitas monta esquema estratégico para imunizar idosos e profissionais da saúde contra H1N1

0 575

A prefeitura de Lauro de Freitas montou esquema especial para imunizar os 9.500 idosos (acima de 60 anos), que devem procurar uma das 19 unidades escolares a partir desta segunda-feira (23), das 8h às 15h30, para se vacinar contra o vírus da gripe Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Este ano a campanha, que nesta primeira etapa também vacinará os profissionais de saúde, foi antecipada estrategicamente para facilitar o diagnóstico de pacientes com suspeita da Covid-19.

A vacinação nessa primeira etapa vai até o dia 15 de abril, mas buscando agilizar o processo e oferecer maior comodidade a esse público, a prefeitura também montou drives de vacinação em três pontos estratégicos da cidade: estacionamento do Restaurante Popular, no Centro, em frente à portaria do Vilas Tênis Clube, em Vilas do Atlântico, e na quadra da Escola Dois de Julho, na Itinga. Os idosos não precisarão sair dos seus veículos para serem vacinados. Equipes volantes da Sesa também farão a vacinação de idosos acamados e acolhidos em regime integral em instituições de longa permanência.

A superintendente da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (Sesa), Regina Coeli explica que as escolas foram preparadas para receber a população idosa com higienização adequada das salas de vacinação. “Nossa estratégia foi baseada na descentralização dos atendimentos para evitar aglomerações, o que é contraindicado nesse momento da pandemia mundial do coronavírus. Os idosos entrarão nas salas individualmente”, disse salientando que são locais abertos e ventilados.

Já para os profissionais de saúde da rede municipal, a imunização será realizada nas Unidades de Saúde da Família. Os profissionais do Hospital Menandro e da rede privada de saúde terão um calendário de vacinação in loco. “Os públicos alvos foram separados também de maneira estratégica para evitar multidões”, completa Coeli. A superintendente alerta quanto a importância de ser imunizado. “No estado da Bahia, em 2020, já foram confirmados 64 casos de influenza, e dentre esses, 48 foram confirmados para H1N1, com ocorrência de três óbitos pela doença. É uma doença letal”, ressalta.

Para ser imunizado é necessário apresentar um documento de identificação com foto. O secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro explica que a vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus diferentes e é contraindicada em alguns casos. ” Não deve receber a dose pessoas com qualquer hipersensibilidade aos componentes da vacina, quem tenha alergia a ovo ou quem apresenta quadro de doenças febris” disse.

CAMPANHA SERÁ AMPLIADA A OUTROS PÚBLICOS

A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais, poderão se vacinar contra o Influenza. Do dia 9 de maio, Dia D de vacinação, em diante, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

ITINGA

Colégio Dois de Julho

Colégio Ismael Ornelas

Escola Jacira Mendes

Escola Vovó Cica

Escola Cidade Nova

Escola Senhora Valentina

Escola José Ramos

PORTÃO

Escola Kleber Pacheco

Escola Vila Nova

Centro Social Urbano

AREIA BRANCA

Escola Esfinge

Escola Capitulino

Escola Tenente Gustavo

CAJI

Escola Vida Nova

Escola Rotary Quingoma

CENTRO

Escola Fênix

Escola Enock Amaral

VILAS DO ATLÂNTICO

Educandário Mariza Pitanga

BURAQUINHO/MIRAGEM

Escola Jovina Rosa

ASCOM – Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...