BC reduz Selic para 3,75% ao ano para conter impacto da Covid-19 na economia

0 111
Nos EUA, os juros básicos foram zerados na noite de domingo (15) para baratear o crédito na maior economia do planeta em meio à ameaça de recessão econômica global

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 3,75% ao ano, com corte de 0,5 ponto percentual, nessa quarta-feira (18). Essa é a sexta vez seguida que o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia. Desta vez, a redução aconteceu em meio à crise mundial provocada pelo Covid-19. 
Em comunicado, o Copom justificou que os dados apontavam para uma recuperação gradual da economia, mas que os parâmetros atuais ainda não refletem o agravamento da crise provocada pelo coronavírus (Covid-19). Entre os fatos imprevistos, o BC citou a desaceleração significativa do crescimento global, a queda do preço das commodities (bens primários com cotação internacional) e o aumento na volatilidade dos ativos financeiros.

A decisão do Federal Reserve (Banco Central norte-americano) e dos principais bancos centrais do planeta, que reduziram juros nas maiores economias mundiais nos últimos dias, abriu espaço para a redução. Nos Estados Unidos, os juros básicos foram zerados na noite de domingo (15) para baratear o crédito na maior economia do planeta em meio à ameaça de recessão econômica global.

Reduções
Com a decisão, a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018, só voltando a ser reduzida em julho de 2019.

Com informações da Agência Brasil e da Voz do Brasil

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...