Racha no PT! Vídeo de Suíca chamando Moema de “irresponsável” cai como bomba no partido

0 712

Um desabafo divulgado em vídeo pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca, caiu como uma bomba e causou um verdadeiro racha dentro do PT baiano. Na gravação postada no dia 10 de abril, o edil faz fortes ataques contra a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que faz parte da mesma sigla. Ligado ao Sindilimp-BA, ele critica o uso do Hotel Malibu, em Vilas do Atlântico, para hospedar infectados com o novo coronavírus e informa que os trabalhadores de limpeza da prefeitura não irão realizar coleta hospitalar no local. Sugere, ainda, a contratação de uma empresa terceirizada para realizar o serviço.

“A limpeza urbana de Lauro de Freitas amanheceu parada. Os nossos trabalhadores são de fundamental importância para a saúde da população nesse período de pandemia. O problema maior em Lauro de Freitas é que o governador Rui Costa utilizou um hotel chamado Malibu para acolher pessoas suspeitas ou com sintomas da coronavírus. E isso significa que é um local hospitalar”, critica. Ele acusa a correligionária de atacar aliados e afirma que entrará com um mandado judicial em defesa dos trabalhadores.

“A prefeita de Lauro de Freitas é extremamente irresponsável e abandona a cidade, mesmo sendo do partido que eu mais amo. Ela não tem essa sensibilidade com os nossos trabalhadores de limpeza urbana. Nossos trabalhadores pode, por uma questão de solidariedade, limpar a Estação do Metrô que não é de Lauro de Freitas, é de Salvador. Ela gosta de pongar no trabalho dos outros”, detona.

REPERCUSSÃO – A reação interna foi a pior possível. Segundo informações obtidas pelo BNews por integrantes do PT, a gravação repercutiu mal entre os caciques da agremiação, incluindo o próprio governador Rui Costa. Inclusive, já há uma ala que defende a expulsão do edil. De acordo com essas fontes, o presidente do PT Salvador, Ademário Costa, aliado de Suíca, foi pressionado e orientou o vereador a apagar a gravação das redes.

Publicamente, poucos setores petistas se manifestaram. O Coletivo Estadual de Mulheres do PT da Bahia foi o que divulgou a nota mais estridente, sem citar o nome de Suíca, em defesa da prefeita. No texto, ele é acusado de cometer “machismo” e “misoginia” contra Moema. “Os últimos fatos revelam a face machista e misógina das disputas eleitoreiras, em que a figura, competência e gestão de uma mulher que já foi deputada e prefeita por três vezes são colocadas à prova, com acusações levianas, que tem o intuito unicamente de desgastar a sua imagem, não apenas de prefeita, mas principalmente da mulher que se destaca num ambiente nitidamente machista e sexista”, diz um trecho da nota.

“Atacar a gestão de Moema, nacionalmente reconhecida pelo seu compromisso com o modo petista de governar, é dar munição para o fortalecimento das forças políticas conservadoras e reacionárias, que tentam a todo custo voltar ao poder. E é inadmissível que os ataques venham justamente de um vereador do partido, em completo descompasso com as diretrizes partidárias. Repudiamos atitudes dessa natureza e reafirmamos que o machismo é prática inadmissível no Partido dos Trabalhadores”, completa a mensagem.

O PT de Lauro de Freitas também divulgou nota afirmando que “foi surpreendido com uma fala agressiva, despropositada e sem fundamentos do vereador Suica do PT de Salvador”.

Neste domingo (12), Suíca compartilhou um novo vídeo informando que a prefeitura de Lauro de Freitas contratou empresa de coleta de resíduos hospitalares para cobrir às necessidades de unidade que tem atendido pessoas que precisam estar em isolamento. “Posso até ter pesado nas palavras, mas é porque isso se trata dos trabalhadores”, declarou, pedindo desculpas – mas sem citar Moema.

Fonte: Bnews

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...