Bolsonaro desiste de instalar base americana no Brasil

Comando Militar expressou seu descontentamento em conversas de seus membros —os generais de quatro estrelas, topo da hierarquia

0 125

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou a militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas que não haverá nenhuma base americana instalada no Brasil durante seu mandato. O motivo foi a repercussão negativa do tema entre os membros do Exército. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, oficiais que receberam o recado de Bolsonaro relataram que a mensagem foi passada pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

A possibilidade da instalação de uma base dos EUA, país com o qual vem travando uma aproximação agressiva desde que foi eleito, foi citada por Bolsonaro durante entrevista ao SBT na semana passada. Chanceler do governo, Ernesto Araújo confirmou a intenção na sequência. A medida chegou a ser elogiada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que esteve na posse do presidente no dia 1º. No entanto, a declaração surpreendeu os militares que fazem parte do Alto Comando do Exército, centro de gravidade do poder militar brasileiro.

Segundo a Folha, o comando expressou seu descontentamento em conversas de seus membros —os generais de quatro estrelas, topo da hierarquia. Azevedo e Silva, que foi do colegiado e hoje está na reserva, conversou com Bolsonaro.

Fonte: Metro1

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...