Bruno Reis quer entregar o Elevador Lacerda na véspera da Lavagem do Bonfim
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (6) a expectativa de entregar o Elevador Lacerda no próximo dia 15 de janeiro, véspera da tradicional Lavagem do Bonfim. A declaração ocorreu durante a posse da nova secretária municipal de Reparação (Semur), no terraço da Casa das Histórias, no bairro do Comércio.
Embora tenha destacado o esforço para cumprir a data, Bruno Reis alertou que outros fatores, como pendências envolvendo a Coelba para conectar sistemas como o ar-condicionado e os novos maquinários, podem atrasar a entrega. “É possível, mas não quero cravar essa data. A data que estou perseguindo é 15 de janeiro”, disse.
Obra e requalificação do Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, conecta as Cidades Alta e Baixa. Construído em 1930, o equipamento de 72 metros de altura está sendo modernizado com melhorias na infraestrutura, como:
- Atualização do sistema de ar-condicionado, elétrica e segurança.
- Instalação de novos elevadores.
- Substituição das cabines 1 e 2 e, atualmente, das cabines 3 e 4.
A obra, conduzida pela Sucop (Superintendência de Obras Públicas) e pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade), sofreu um reajuste de quase 31% no valor inicial do contrato, totalizando R$ 9,58 milhões.
A requalificação havia sido anunciada em outubro, com previsão de conclusão para dezembro de 2024. No entanto, a antecipação é vista como um esforço para disponibilizar o ponto turístico em tempo para o importante evento cultural e religioso.