Crimes Violentos Letais Intencionais caem 27,3% na RMS

0 118

Operações realizadas pela Polícia Civil na região têm impactado diretamente nos índices 

Os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) têm apresentado uma robusta redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. A queda de 27,3% nos índices até 15 de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, é resultado de ajustes nas estratégias de investigação e ação da Polícia Civil, além da parceria com a Polícia Militar. 

De 1º de janeiro à metade deste mês, foram 189 ocorrências – grande parte ligada ao tráfico de drogas – nos 12 municípios que fazem parte do levantamento, contra 260 nos primeiros três meses e meio de 2020. Operações realizadas pela Polícia Civil, como a Lilith, deflagrada em março e que já teve três fases, têm feito prisões e, assim, retirado criminosos de circulação – o que impacta diretamente nos índices de delitos letais na região. 

O coordenador da RMS do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Guilherme Machado, explicou que a realização das ações da Polícia Civil nos municípios têm causado repercussão imediata na violência. Desta forma, os próximos meses serão de intensificação das operações. 

“A Polícia Civil do Estado da Bahia tem desenvolvido operações pontuais nas áreas, e elas têm surtido efeito. Temos realizado importantes prisões nestas áreas, inclusive desarticulando quadrilhas importantes. Tudo isso é fruto das ações de inteligência da Polícia Civil desenvolvidas nos últimos meses, que vêm se intensificando agora, por meio das operações de campo realizadas. Semana passada, em Simões Filho, realizamos quatro prisões importantes, e não tivemos homicídios naquele município depois da operação. O mesmo para Lauro de Freitas, que vinha registrando homicídios, o que também parou após a operação”, declarou o delegado. 

Machado ressaltou o compromisso do Depom em ajudar a Secretaria de Segurança Pública a preservar vidas em um ano tão complicado para o Brasil. 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...