EUA dão primeiros sinais de avanço para encerrar paralisação do governo, que já dura 34 dias

0 1

Após 34 dias de paralisação e prestes a se tornar o mais longo da história americana, o shutdown do governo dos Estados Unidos começou a dar os primeiros sinais de avanço rumo ao fim. Na segunda-feira (3), líderes republicanos e democratas do Senado demonstraram otimismo sobre uma possível saída para o impasse. As informações são da Reuters e do InfoMoney.

O bloqueio orçamentário — resultado de um conflito político entre o Congresso e a base do ex-presidente Donald Trump — já provocou o fechamento de diversos programas federais, afetando o pagamento de soldados, a assistência a famílias de baixa renda e até operações aeroportuárias.

O novo ano fiscal começou em 1º de outubro, mas nenhuma lei orçamentária foi aprovada para garantir o financiamento do governo. Estima-se que o impasse envolva cerca de US$ 1,7 trilhão em gastos discricionários, o equivalente a um terço do orçamento anual dos EUA.

Apesar do cenário crítico, o líder da maioria no Senado, o republicano John Thune, afirmou estar “otimista” quanto a um acordo. “Com base na minha intuição de como essas coisas funcionam, acho que estamos chegando perto de uma saída”, declarou.

O sentimento foi compartilhado pelo democrata Dick Durbin, de Illinois, que disse: “Também sinto isso”.

Os democratas, principais opositores de Trump em Washington, defendem que qualquer acordo de financiamento inclua a extensão de um subsídio de seguro-saúde que está prestes a expirar.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...