Nova fase da Campanha de Vacinação começa nesta segunda em Salvador

0 85

A terceira fase da campanha de vacinação contra a Influenza, vírus que transmite a gripe, começa, nesta segunda-feira, 11, em Salvador. A vacinação terá duas etapas. A primeira, que começa nesta segunda e segue até domingo, 17, destinada a pessoas com deficiência e crianças de seis meses a menores de seis anos (até 5 anos 11 meses e 29 dias). A segunda etapa vai do dia 18 de maio a 5 de junho, e tem como público alvo professores das escolas públicas e privadas, além de adultos com idades entre 55 e 59 anos.

A coordenadora do Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde, Doiane Lemos, foi entrevistada no programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, e abordou a nova fase da campanha de imunização. De acordo com ela, neste período, grupos de etapas anteriores ainda vão poder ser vacinados. “Não tivemos a adesão esperada do grupo das gestantes e puérperas (mulheres que ganharam bebê até 45 dias). Elas podem se imunizar até o fim da campanha. O objetivo é evitar adoecer e ter que usar o serviço de saúde, que já está sobrecarregado”, observou.

Segundo a coordenadora, até agora, somente cinco mil gestantes foram imunizadas. Ainda faltam 21 mil. No caso das puérperas, apenas 30% receberam a dose. Os números preocupam, uma vez que a vacina protege mãe e bebê contra o H1N1, H3N2 e Influenza B. “Estamos indo vacinar nas maternidades para contemplar aquelas gestantes que estão no ambulatório e principalmente as puérperas, para que elas já sejam vacinadas antes de sair da unidade maternal”, explicou.

As doses estão disponíveis nas 142 salas de imunização nos postos de saúde, além dos cinco pontos de drive-thru, que continuam na Arena Fonte Nova, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga (Barris), dois na Faculdade Bahiana de Medicina (Cabula e Brotas) e no Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: A Tarde

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...