OperA?rio A� morto em assalto a sonda da PetrobrA?s em Mata de SA?o JoA?o

Por conta do barulho da sonda, Henrique Dantas nA?o percebeu a aA�A?o criminosa

0 255

Por volta das 19h desta terA�a-feira (12), Henrique Dantas, de 24 anos, trabalhador terceirizado da PetrobrA?s, foi morto em um assalto quando finalizava seuA�perA�odo de serviA�o na Sonda de ProduA�A?o Terrestre (SPT-82), localizada no municA�pio de Mata de SA?o JoA?o, na RegiA?o Metropolitana de Salvador (RMS).

Henrique foi morto com um tiro na cabeA�a. Seus colegas o levaram para oA�Hospital Municipal de Pojuca (a 10 km de Mata de SA?o JoA?o), mas ele acabou nA?o resistindo. Seu corpo foi levado para perA�cia no Instituto MA�dico Legal (IML), em Salvador. O caso foi registrado na delegacia de Mata de SA?o JoA?o.

O assalto foi anunciado por dois homens e uma mulher que invadiram o local onde a sonda fica, no mato. De acordo com Radiovaldo Costa,A�diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Ba), alguns trabalhadores nA?o perceberam o assalto por causa do barulho do equipamento:

Um deles, que estava armado, subiu em um dos caminhA�es. Quando Henrique veio para trocar o turno – na direA�A?o do caminhA?o -, nA?o percebeu o que acontecia no local e acabou levando o tiro

O trio de assaltantes comeA�ou a discutir por causa da morte de Henrique. Ao fugir,A�elesA�levaramA�um carro de uma empresa terceirizada de transporte e pertences dos trabalhadores.

A vA�tima morava em Catu e hA? cerca de trA?s anos trabalhava na Empresa Brasileira de PerfuraA�A�es (PerbrA?s). Henrique era casado e nA?o tinha filhos. Seu sepultamento serA? no CemitA�rio Municipal de Catu em data ainda nA?o divulgada.

Radiovaldo declarou que cerca de mil operA?rios trabalham nas 19 sondas em toda a Bahia. Instaladas geralmente em matagais, estes locais oferecem pouca seguranA�a aos trabalhadores:

A Petrobras vem diminuindo muito o efetivo de seguranA�a. ElesA�tA?m o efetivo prA?prio de concursados assim como o efetivo do Grupo MAP. A cada ano, eles reduzem mais o quadroA�e a consequA?ncia disso A� que nestas A?reas onde tem pouca ronda, aumenta o nA?mero deA�assaltos

Nos A?ltimos dois meses, a Sonda 82 foi alvo de bandidos trA?s vezes. Segundo o sindicalista,A�jA? foram acionadas as divisA�es doA�Contrato de PoA�os Terrestres (CPT), da Unidade OperaA�A�es (UO-BA) da PerbrA?s e a Secretaria de SeguranA�a PA?blica da Bahia (SSP-BA):

Vamos cobrar mais seguranA�a nestes locais, tanto da empresa quanto do estado

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...