Prefeitura de Lauro tenta usar kartódromo e associação aciona polícia para impedir ação

0 1.164

Fonte: BNews

O remanejamento de ambulantes da praia de Ipitanga, orla de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), para o Kartódromo Ayrton Senna, acabou em caso de polícia na manhã desta quinta-feira (6). De acordo com a Associação Baiana de Kart, que tem a concessão do terreno há 30 anos, a gestão municipal quer usar a área para instalar 11 contêineres, o que pode comprometer as atividades do espaço.

Segundo o vice-presidente da ABK, João Gonçalves, há três meses a prefeitura procurou a associação para solicitar o uso de parte do kartódromo para instalar contêineres que seriam usados nas obras da orla.

O pedido foi aceito, mas a condição era de que os equipamentos fossem colocados em um local que não atrapalhasse as corridas. Eles entraram em negociação para delimitar o espaço, mas, ainda segundo o presidente, as conversas foram encerradas logo em seguida após a prefeitura não demonstrar mais interesse.

A PM foi chamada ao local para intermediar a situação. Foto; Bnews

Na manhã desta quinta, a surpresa: a gestão enviou o primeiro equipamento e o aviso que outros 10 seriam realocados ao longo do dia. Representantes da associação acionaram a polícia para impedir a entrada dos contêineres e ambas as partes foram conduzidas à 23º delegacia.

“De uma hora para outra, a prefeitura simplesmente parou de negociar. Procuramos a gestão por umas quatro ou cinco vezes para tentar entender como seria, mas hoje eles apareceram aqui com os equipamentos e supostamente com um alvará, mas a posse do terreno é nossa. Esperávamos uma negociação, não pode entrar na casa de ninguém sem a autorização do dono”, explicou Gonçalves.

A Associação tem direito ao espaço há 30 anos, quando o governo do Estado e a prefeitura de Lauro negociaram o uso do terreno e o kartódromo foi realocado do bairro de Stiep, em Salvador, para a praia de Ipitanga. Há um ano e meio, no entanto, ABK briga na justiça com uma igreja que reivindica parte de uma área.

“Não invadimos isso aqui, viemos através de uma concessão legal. Temos aqui 70 pilotos com dinheiro investido no esporte, mecânicos que trabalham aqui e precisam dessa área”, completa Gonçalves. 

Da redação BBN

A redação da Burburinho News recebeu diversas mensagens com imagens e áudios do ocorrido. Segundo eles, o delegado não acatou a queixa crime, inclusive alegando que não poderia registrar um boletim de ocorrência contra um órgão público.

Funcionários da prefeitura insistem em cumprir a ordem de instalação dos containers, mas os Associados da ABK estão de prontidão no local e fizeram barreiras com os próprios carros para evitar que isso aconteça.

Continuaremos acompanhando o fato e trazendo atualizações.

Prefeitura invade Kartódromo de forma truculenta e abusiva

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...