Salvador inicia vacinação de jornalistas nesta sexta (4)

0 117

Diferente do que ocorreu em Lauro de Freitas, vacinação segue critérios objetivos

Da Redação BBN

Salvador começou, nesta sexta-feira (4), a vacinação de jornalistas, radialistas e afins, contra a Covid-19. Os profissionais de comunicação com idade igual ou superior a 40 anos nascidos até 04 de junho de 1981 poderão ser imunizados. Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS e atuar em Salvador.

No ato da vacina, deverá ser apresentado, obrigatoriamente, um documento oficial com foto e CÓPIA impressa do certificado de conclusão de curso/diploma, DRT ou Identidade profissional válida (carteira da Fenaj, por exemplo). Além disso, os profissionais devem levar a CÓPIA impressa do último contracheque ou nota fiscal; ou carta da chefia. Além dos demais postos de vacinação distribuídos na cidade, a categoria poderá receber a 1ª dose na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI), das 08h às 16.

Já na vizinha, Lauro de Freitas, a vacinação de profissionais de comunicação causou protestos e reclamações. A confusão começou no cadastramento de quem seria credenciado à imunização. Via Instagram, a prefeitura anunciou o cadastramento dos jornalistas às 10h do domingo, dia 30, e encerrou as inscrições às 18 horas do mesmo dia, não havendo tempo hábil para que todos tivessem acesso ao cadastro. Ainda, segundo a publicação oficial, não foram estabelecidos critérios de idade ou de comprovação do exercício da profissão na cidade.

Na terça feira, os poucos que efetivaram o cadastro foram convocados a comparecer em dois pontos da cidade para a vacinação. Entretanto, alguns profissionais denunciaram que o nome não constava na lista e que a informação que foi dada no local é que as doses haviam acabado. O fotógrafo Ney Gomes foi um deles e denunciou a situação. “Uma manobra feita para vacinar os deles. Fiz todo o cadastro, tá aqui minha documentação e me disseram que não tem vacina e não tem meu nome na lista. Assim que acontece em Lauro de Freitas “, afirmou.

Ao mesmo tempo, vídeos nas redes sociais mostram a filha da prefeita Moema Gramacho, Michele, sendo vacinada. Ela é coordenadora da TV da Assembleia Legislativa da Bahia. Uma outra jornalista, também da TV ALBA e colega de Michele, conseguiu receber a dose do imunizante, mesmo não sendo moradora do município. Outros profissionais de comunicação, declaradamente alinhados com a gestão municipal, foram imunizados sem problemas.

Vale ressaltar que o Ministério Público Federal recomendou que a categoria não fosse inserida no grupo prioritário até que se definissem os critérios efetivos para a seleção de candidatos à vacina.

A situação foi denunciada no programa Janela da Pedrada, exibido na terça feira (1), nos canais da Burburinho News. Confira abaixo:

Programa Janela da Pedrada mostrou denuncia de jornalista que não foi vacinado.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...