Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morre aos 83 anos

0 39

Além de político filiado ao Democratas, foi arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná.

Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morreu nesta quinta-feira (27) aos 83 anos. Arquiteto de formação, ele foi três vezes prefeito de Curitiba e ficou internacionalmente conhecido pela implementação do sistema integrado de transporte público da capital paranaense, na década de 1970.

Morte foi confirmada nesta quinta-feira (27) por complicações de doença renal crônica. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre. Lerner vinha fazendo hemodiálise há algum tempo e, diante disso, foi hospitalizado, de acordo com o ex-chefe de gabinete do político, Gerson Guelmann.

Jaime Lerner teve Covid-19 em março deste ano, pouco depois de tomar as duas doses da vacina — mas ainda no período em que o imunizante não tem seu efeito completo. Ele se recuperou da doença em casa.

Uma das figuras mais importantes da política paranaense, Lerner foi prefeito da capital em três gestões (1971-1974; 1979-1983 e 1989-1993) e governador do Paraná em duas (1995-1998, reeleito para o quadriênio 1999-2002). Foi também responsável pela construção de cartões-postais e modernização da capital paranaense.

O velório vai ser na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba. O sepultamento está previsto para 15h desta quinta-feira no Cemitério Israelita do Santa Cândida. Em decorrência das medidas de isolamento, velório e sepultamento serão restritos.

Políticos, famosos e entidades lamentaram a morte de Lerner:

Prefeitura de Curitiba prestou sua homenagem. Foto: Reprodução Twitter
Time do coração de Lerner, Coritiba FC também transmitiu comunicado de pesar. Foto: Reprodução Twitter
Políticos e famosos exaltaram os feitos de Lerner

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...