Sem soluA�A?o, tragA�dia na BaA�a de Todos-os-Santos completa um ano

No Terminal NA?utico de Salvador, A�s 8h30, 11 entidades realizam uma aA�A?o para marcar os 12 meses do acidente; na ilha, A�s 19h, uma missa homenageia as 19 vA�timas do acidente

0 113

HA? exatamente um ano, oA�tombamentoA�da lancha Cavalo Marinho I na BaA�a de Todos-os-Santos, logo apA?s deixar o Terminal HidroviA?rio de Vera Cruz, em Mar Grande, provocou a morte de 19 pessoas e deixou tantas outras marcadas pelo trauma, pela perda, mas tambA�m pelo sentimento de impunidade.

Hoje, apA?s idas e vindas entre oA�MinistA�rio PA?blico da BahiaA�(MP-BA) e a PolA�cia Civil, o inquA�rito que apura as causas e responsabilidades da tragA�dia jA? esteve em inA?meros palcos, compA?s animaA�A�es em programas de computadores, em entrevistas coletivas capitaneadas por vA?rios entes, a exemplo da Defensoria PA?blica e Marinha do Brasil, mas nA?o apresentou respostas efetivas A� comunidade baiana.

Em abril, aA�polA�ciaA�afirmou ter concluA�do as apuraA�A�es e as enviou ao MP-BA para que novas providA?ncias fossem tomadas. O dossiA? foi devolvido A� delegacia de Itaparica. O promotor responsA?vel pelo caso pediu outras diligA?ncias. Nesta semana, o caso voltou ao MinistA�rio PA?blico. Por enquanto, nada.

Enquanto isso, o proprietA?rio da CL Transportes MarA�timos, LA�vio GalvA?o, o comandanteA� e o tA�cnico da embarcaA�A?o, alA�m da AgA?ncia Estadual de RegulaA�A?o de ServiA�os PA?blicos de Energia, Transportes e ComunicaA�A�es da Bahia (Agerba) e daA�Marinha do Brasil, foram indiciados como responsA?veis pelo episA?dio, mas nA?o reembolsaram as famA�lias e vA�timas em um centavo.

ProtestoA�a�� Nesta sexta-feira (24), 11 entidades realizam uma aA�A?o para marcar os 12 meses do acidente e cobrar providA?ncias acerca das mA?s condiA�A�es do serviA�o prestado pelas lanchas que realizam a tradicional travessia entra a capital e Mar Grande.

OAB-BA, Codecon, Procon, Anvisa, Defensoria PA?blica da Bahia, ComissA?o Especial TemporA?ria de Defesa dos Direitos do Consumidor da CA?mara Municipal de Salvador, ComissA?o de Defesa do Consumidor e RelaA�A�es de Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, Rede Consumo Seguro e SaA?de, Corpo de Bombeiros Militar e a polA�cias Militar e Civil promovem A�s 8h30 no Terminal NA?utico de Salvador, no ComA�rcio, a a�?operaA�A?o Navegar Seguroa�? e prometem fiscalizarA�a travessia e esclarecer a populaA�A?o sobre os direitos na contrataA�A?o dela.

CelebraA�A?oA�a�� Na ilha, A�s 19h, uma missa em alusA?o A� tragA�dia com a lancha Cavalo Marinho I acontece na Comunidade Nossa Senhora das Candeias, localizada em Amoreiras. ApA?s o ato religioso, 19 rosas serA?o lanA�adas ao mar, em homenagem aos 19 mortos no acidente.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...