Unicef ​​alerta que lockdown pode matar mais que Covid-19

0 1.135

O risco de crianças morrerem de malária, pneumonia ou diarreia nos países em desenvolvimento está crescendo devido à pandemia e “supera em muito qualquer ameaça apresentada pelo coronavírus”, alertou a Unicef.

Em uma entrevista exclusiva ao The Telegraph, o Dr. Stefan Peterson, chefe de saúde da Unicef, alertou que os bloqueios generalizados, ou lockdowns, impostos em muitas classes de baixa e média renda, não são uma maneira eficaz de controlar a Covid-19 e podem ter repercussões mortais .

“Medidas indiscriminadas de bloqueio não têm um efeito ideal sobre o vírus”, disse ele. “Se você está pedindo às famílias que fiquem em casa em um quarto da favela, sem comida ou água, isso não limitará a transmissão do vírus.

“Estou preocupado que as medidas de bloqueio tenham sido copiadas entre os países por falta de saber o que fazer, raramente com qualquer contextualização para a situação local”, acrescentou. “O objetivo é retardar o vírus, não prender pessoas. Precisamos erguer os olhos e enxergar o quadro total da saúde pública.”

De acordo com um relatório publicado na revista Lancet Global Health na quarta-feira (13), quase 1,2 milhão de crianças podem morrer nos próximos seis meses devido à interrupção dos serviços de saúde e suprimentos de comida causada pela pandemia de coronavírus.

O estudo, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e Unicef, descobriu que as taxas de mortalidade infantil podem aumentar em até 45% devido aos bloqueios relacionadas ao coronavírus, enquanto as mortes maternas podem aumentar em quase 39%.

Peterson disse que esses números refletem, em parte, restrições rigorosas em grande parte do mundo que impedem as pessoas de deixar suas casas sem documentação, impedindo-as de acessar serviços essenciais de saúde.

Em alguns países, o público também está evitando hospitais e centros de saúde por medo de contrair a Covid-19, enquanto os serviços também foram desviados para se concentrar na pandemia.

As campanhas de vacinação contra doenças como sarampo também foram interrompidas – pelo menos 117 milhões de crianças em todo o mundo provavelmente perderão as imunizações de rotina este ano.

Peterson alertou que essas tendências resultaram em uma redução na “utilização eficaz dos serviços” – uma mudança que, em alguns lugares, pode ser mais perigosa que o próprio vírus. E os bloqueios têm um alto custo econômico, o que poderia desencadear um aumento da pobreza e da desnutrição .

A pesquisa analisa as consequências da ruptura em 118 países de baixa e média renda, com base em três cenários. Mesmo no caso mais otimista, onde o acesso aos serviços de saúde caiu 15% e o desperdício de crianças aumentou 10%, morreram 253.500 crianças e 12.200 mães adicionais.

Mas um cenário de pior caso, em que os serviços são reduzidos em 45% e a proporção de crianças desperdiçadas cresce em 50%, pode resultar em 1,16 milhão de mortes infantis adicionais e 57.000 mortes maternas em apenas seis meses.

O estudo estatístico prevê que a Índia veria o maior número de mortes adicionais em crianças menores de cinco anos e a mortalidade materna, seguida pela Nigéria.

Também é provável que o Paquistão, a República Democrática do Congo, a Tanzânia e a Indonésia sejam duramente atingidos.

Tal situação tem algum precedente – a pesquisa mostrou que em 2014, durante o surto de Ebola no oeste da África, mais pessoas morreram por efeitos indiretos do que a própria doença. Mas a escala da pandemia significa que as consequências serão muito maiores.

“Desde que começamos a contar as mortes de crianças e a mortalidade materna, esses números vêm diminuindo e diminuindo”, disse Peterson. “E, na verdade, esses tempos são sem precedentes, porque é muito provável que olhemos para um cenário em que os números estão subindo .

“Isso não é de Covid – Covid não é uma doença infantil. Sim, existem casos raros e os vemos divulgados na mídia. Mas pneumonia, diarréia, sarampo, morte no parto, essas são as razões pelas quais veremos o aumento das mortes ”, afirmou. “Essas ameaças superam em muito qualquer ameaça apresentada pelo coronavírus em países de baixa e média renda”.

O Dr. Peterson pediu aos países que não imponham bloqueios draconianos, mas que se concentrem na identificação de pontos críticos para que restrições regionais menos prejudiciais à saúde pública possam ser introduzidas.

Ele disse estar preocupado com o fato de a atual batalha contra o Covid-19 estar se transformando em uma “crise dos direitos da criança” e roubando uma geração de suas perspectivas em saúde, educação e economia.

Ao lançar a campanha ‘Save Generation Covid’, o maior apelo da Unicef ​​em seus 73 anos de história, Sacha Deshmukh, diretora executiva da Unicef ​​UK, acrescentou: “Esta pandemia está tendo consequências de longo alcance para todos nós, mas é sem dúvida a maior e crianças de crise global mais urgentes enfrentam desde a Segunda Guerra Mundial.

“Não podemos permitir que quase uma década de progresso no fim das mortes evitáveis ​​de crianças seja desfeita sob nossa vigilância”, finalizou.

Por Bruna de Pieri

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...